Página Inicial > Divulgação > Notícias > 1a. Mostra de Arte e Cultura Indígenas - Kalapalo

1a. Mostra de Arte e Cultura Indígenas - Kalapalo

Por Vanessa Ribeiro

Para quem gosta de cultura indígena, a CAIXA Cultural promove, até o dia 09/12, a 1ª. Mostra de Arte e Cultura Indígenas – Kalapalo , na Sé, com fotografias de Rodrigo Petterson que documenta a vida desses índios que vivem na região do Alto Xingu, no Mato Grosso.

A exposição busca, por meio de 15 imagens, resgatar a cultura desse povo que explora tradições interessantes sobre os índios que adoram jogos, brincadeiras e expressão corporal. A dança é o foco principal do trabalho, que junto à exibição das fotos haverá um documentário e palestras.

Segundo o fotógrafo, essa é uma maneira de estimular a reflexão sobre a nossa história e a contribuição que os índios tem em meio a nossa formação cultural e étnica. Além de chamar a atenção a decadência ambiental de algumas regiões.

Para quem pensa que será só passar pela exposição, ver as fotos e sair, não é bem assim, o visitante poderá junto a um índio Kunué dançar, cantar e ouvir histórias sobre sua tribo.

Uma parte do acervo de peças indígenas do CICI (Centro de Informação da Cultura Indígena) estará até o término da exposição na CAIXA Cultural. Em São Paulo, o Centro está localizado na cidade de Embu das Artes, onde é abrigado um grande acervo histórico e de objetos usados peloas índios de todo o Brasil. Seus hábitos alimentares, a oratória, os ornamentos a música, estarão expostos para o conhecimento do público.

O fotógrafo Rodrigo Petterson é repórter fotográfico e tem em suas exposições a qualidade de mostrar com sensibilidade a realidade. Já passou por veículos de comunicação como a Folha de São Paulo, Editora Abril e Editora Globo e, também, trabalhou para o Greenpeace durante oito anos.

1a. Mostra de Arte e Cultura Indígenas - Kalapalo
Horário: Ter a dom, das 9h às 21h.
Preço: Grátis
Data: de: 09/11/2007 até: 09/12/2007