Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Novo Conselho Consultivo do Museu do Índio tomou posse...

Novo Conselho Consultivo do Museu do Índio tomou posse...

... em evento que incluiu assinatura de convênio de criação de acervo digital Kuikuro e discussão sobre segurança em museus

O evento realizado no último dia 14 de abril (segunda-feira) contou com a participação do presidente da FUNAI, Márcio Meira, e da Secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, entre outras autoridades e lideranças indígenas. O novo Conselho Consultivo inclui nomes como os dos educadores indígenas Daniel Monteiro Costa Munduruku e Algemiro Silva Guarani. Veja aqui a lista completa.

Na ocasião, o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça lançou, no Espaço Museu das Aldeias, o edital de seleção de projetos de segurança de acervos culturais de museus, igrejas, arquivos, bibliotecas, centros culturais, galeria de arte, sítios arqueológicos e espaços públicos. Representantes de diversas instituições participaram da audiência pública, nesta segunda-feira, 14 de abril, para discutir formas de preservação dos bens que compõem o patrimônio nacional.

No mesmo dia, o Museu do Índio inaugurou a Oficina de Papel   voltada para os índios Guarani do Rio de Janeiro – com apoio da UNESCO e UERJ, as novas instalações do Centro de Processamento de Dados – modernizado para ampliação da capacidade técnica de gerenciamento de arquivos digitais sobre os povos indígenas - e o Espaço de Criação – dedicado ao atendimento do público infantil.

A programação incluiu, ainda, a assinatura do Acordo entre a Fundação Nacional do Índio- Funai e a Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu - Aikax, para criação do acervo digital da cultura do povo Kuikuro.

O Coral Kiringué Arandu, formado por 15 crianças e jovens Guarani da Aldeia Araponga, Angra dos Reis/RJ, fizeram uma apresentação dos cânticos tradicionais de sua cultura.

Ao final do evento, no Espaço de Criação, o índio Thiniá Fulni-ô (PE) apresentou uma atividade lúdica sobre a importância da diversidade lingüística e cultural dos povos indígenas brasileiros.

 


 ACS/MI