... em evento que incluiu assinatura de convênio de criação de acervo digital Kuikuro e discussão sobre segurança em museus
O evento realizado no último dia 14 de abril (segunda-feira) contou com a participação do presidente da FUNAI, Márcio Meira, e da Secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, entre outras autoridades e lideranças indígenas. O novo Conselho Consultivo inclui nomes como os dos educadores indígenas Daniel Monteiro Costa Munduruku e Algemiro Silva Guarani. Veja aqui a lista completa.
Na ocasião, o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça lançou, no Espaço Museu das Aldeias, o edital de seleção de projetos de segurança de acervos culturais de museus, igrejas, arquivos, bibliotecas, centros culturais, galeria de arte, sítios arqueológicos e espaços públicos. Representantes de diversas instituições participaram da audiência pública, nesta segunda-feira, 14 de abril, para discutir formas de preservação dos bens que compõem o patrimônio nacional.
No mesmo dia, o Museu do Índio inaugurou a Oficina de Papel voltada para os índios Guarani do Rio de Janeiro – com apoio da UNESCO e UERJ, as novas instalações do Centro de Processamento de Dados – modernizado para ampliação da capacidade técnica de gerenciamento de arquivos digitais sobre os povos indígenas - e o Espaço de Criação – dedicado ao atendimento do público infantil.
A programação incluiu, ainda, a assinatura do Acordo entre a Fundação Nacional do Índio- Funai e a Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu - Aikax, para criação do acervo digital da cultura do povo Kuikuro.
O Coral Kiringué Arandu, formado por 15 crianças e jovens Guarani da Aldeia Araponga, Angra dos Reis/RJ, fizeram uma apresentação dos cânticos tradicionais de sua cultura.
Ao final do evento, no Espaço de Criação, o índio Thiniá Fulni-ô (PE) apresentou uma atividade lúdica sobre a importância da diversidade lingüística e cultural dos povos indígenas brasileiros.
ACS/MI