Página Inicial > Divulgação > Notícias > Índios e cariocas fazem a festa em museu

Índios e cariocas fazem a festa em museu

Índias da tribo Asurini confeccionam a panela de cerâmica no próprio museu: peça está na exposição. (Foto: Divulgação)

Comemorações pelo Dia do Índio contarão com as tribus Asurini do Xingu e Fulniô.
Eventos, que incluem oficinas e apresentações de dança, vão durar uma semana.

Daniella Clark Do G1, no Rio.

O Dia do Índio é festejado neste sábado (19), mas a festa vai até domingo (27). Pelo menos no museu em sua homenagem em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde as atividades contam com a participação especial dos Asurini do Xingu (PA) e dos Fulniô, de Pernambuco. Enquanto em Roraima a demarcação de terras indígenas vem gerando conflitos de repercussão nacional, ali índios e não-índios são bem-vindos para festejar a data.

Quem for conferir a programação do Museu do Índio poderá conhecer o grupo de 20 indígenas Asurini, entre adultos e crianças, que fará apresentações de dança e comandará oficinas de cerâmica no sábado (19) e no domingo (20). Já a exposição "Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu" vai ocupar o Espaço Museu das Aldeias até junho.

Panela foi feita no próprio museu

Uma das peças da exposição - que inclui arte cerâmica, grafismo e pintura corporal - é uma panela Tauvarukaia, uma réplica do objeto da cerimônia das flautas Turé, quando os índios choram seus mortos. A panela é uma das principais peças da exposição e foi confeccionada pelos índios no próprio museu. Se fosse levada já pronta não passaria pela porta, por conta do seu tamanho.

Vídeos, exibidos nas paredes das salas, apresentarão aos visitantes todas as etapas de criação da arte gráfica Asurini, utilizada nas pinturas corporais e na decoração de objetos.

Já de segunda-feira (21) a domingo (27), quem entrará em cena será a tribo Fulniô, de Pernambuco. Os índios também farão apresentações de dança.

O objetivo do evento é conscientizar adultos e crianças sobre a participação das culturas indígenas no patrimônio cultural nacional. Toda a programação é gratuita.

Confira a agenda de eventos

Onde: O Museu do Índio fica na Rua das Palmeiras 55, em Botafogo.
Quando: Segunda-feira (21) e quarta-feira (23), por conta dos feriados, o museu funciona das 13h às 17h. Nos demais dias da semana, abrirá das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, o funcionamento do museu é das 13h às 17h.
Telefone: (21) 2286-8899.
Na internet: www.museudoindio.org.br
Para entrar: Toda a programação é gratuita.

Programação de sábado (19) e domingo (20)

A oficina de cerâmica será às 15h e apresentação do ritual Asurini, às 16h.
Haverá venda de artesanato Asurini pelos próprios índios nos jardins do museu.

Programação de segunda (21) a domingo (27)

Índios Fulniô, de Pernambuco, farão apresentações de dança, às 15h. A exposição Asurini do Xingu continua em cartaz no museu até junho.