A Associação do Povo Ashaninka do Rio Amônia (Apiwtxa) foi agraciada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural 2008, na última terça-feira (7). A associação é formada por índios da etnia Ashaninka, que vivem na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, no Acre.
A associação foi homenageada, de acordo com o Ministério da Cultura, pelo trabalho que desenvolve na Bacia Amazônica há 16 anos, que foca na conscientização da preservação dos recursos naturais e no manejo das artes, ofícios e artesanato.
- As idéias, experiências e saberes da etnia Ashaninka são repassadas para outros povos indígenas e famílias não indígenas, com o objetivo de sensibilizar a população vizinha a diminuir o impacto socioambiental e promover o desenvolvimento sustentável da região - disse.
Ordem do Mérito Cultural
A Ordem do Mérito Cultural é um reconhecimento do governo de personalidades, artistas e iniciativas que contribuem com a cultura brasileira. Neste ano, a solenidade de condecoração foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com o tema o centenário de morte de Machado de Assis.
A homenagem foi criada em 2005 e na sua 14ª edição premiou diversas personalidades, como as cantoras Elsa Soares e Mercedes Sosa, o dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, os compositores Carlos Lyra, Edu Lobo, Sérgio Ricardo e Johnny Alf, o cineasta Ruy Guerra.
portalamazonia.globo.com