Projeto Memória 2009 Marechal Cândido Rondon
FUNAI e Fundação Banco do Brasil firmam parceria em homenagem a uma das figuras mais importante para a história do Brasil.
A Solenidade de Assinatura do Protocolo de Intenções aconteceu no dia 16 de dezembro passado, na sede da FUNAI, em Brasília.
O projeto Memória 2009 Marechal Cândido Rondon prevê a criação de peças educacionais e culturais que vão divulgar a vida e a obra do “Patrono da Comunicação” e fundador do S.P.I. – Serviço de Proteção aos Índios, que deu origem à atual FUNAI.
Sua trajetória será contada em uma exposição itinerante, um livro fotobiográfico, um videodocumentário, material pedagógico constituído de almanaque didático com guia de orientação para o professor, além de um website onde serão disponibilizados fotografias, caricaturas, ilustrações e arquivos para consulta e download. Os trabalhos serão coordenados pelo Serviço de Estudos e Pesquisas do Museu do Índio.
Um dos maiores feitos de Cândido Rondon foi ligar a região Oeste do Brasil com o resto do país por meio de cabos de telégrafo. A implantação das linhas telegráficas possibilitou importantes estudos científicos no campo da etnologia indígena, geografia, fauna e flora do extenso território percorrido. Cândido Mariano da Silva Rondon faleceu, aos 92 anos, no dia 19 de janeiro de 1958, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi velado no Clube Militar com honras de chefe de estado.
Saiba mais sobre o Marechal Rondon
Fotografias da Comissão Rondon , período de 1890 a 1930, guardadas no Serviço de Registro Audiovisual do Museu do Índio.