Professores Karajá participaram da Segunda Oficina de Produção da Primeira Gramática pedagógica da Língua Karajá, na Escola Estadual Indígena Kumana (TO), no período de 02 à 06 de julho.
Para eles, foi uma oportunidade enriquecedora de pensar sobre novas abordagens de ensino da língua inyrybè nas escolas, antes fundamentada no estudo da ortografia, agora buscando refletir conscientemente tópicos gramaticais da língua por meio de contextos comunicativos.
A atividade foi organizada pela coordenadora Cristiane Oliveira e pela pesquisadora Chang Whan, gestora do Projeto de Documentação das Culturas Indígenas.
Participaram desta oficina os professores Elly Mairu, Habuija, Deimare, Karirama, Harawana, Kuka, todos da etnia Karajá e moradores da aldeia Btoirỹ. Durante a ocasião, foram produzidas seis unidades: DU rybè (sufixo agentivo); NI rybè (classificador); NA rybè (nominalizador locativo); Kaa, Kia, Kua rybè (palavras demonstrativas); TXI/KI rybè (preposições locativas); DÈÈ (DKÈ)/MY (preposições relacionais).
Conheça mais sobre o Projeto ProDoclin Karajá, coordenado pelo Museu do Índio/Funai.
Comunicação Social / MI
30/7/2014