Parajuá Asurini - Diretor Cultural da Associação Indígena Asurini Awaeté, Matuja Asurini - ceramista, Simone Melo - designer responsável pelo projeto expográfico, José Carlos Levinho - Diretor do Museu do Índio e Regina Pólo Müller, curadora, na inauguração da mostra Ritual da Imagem - Arte Asurini do Xingu, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.
Saiba mais:
MI promove em Belo Horizonte exposição de venda de arte indígena
O Museu do Índio (RJ), da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, promove a exposição “Ritual da Imagem – Arte Asurini do Xingu”, no Museu de Artes e Ofícios – MAO/ Instituto Cultural Flávio Gutierrez , em Belo Horizonte, até o dia 29 de novembro. Durante o período da mostra, haverá venda de objetos. A renda obtida reverterá para a Associação Asurini Awaeté.
Entre os Asurini, a transmissão do saber cultural é realizada, dentre outras maneiras, a partir da confecção e decoração da cultura material. O evento, por meio da comercialização, pretende valorizar os modos de fazer tradicionais da cerâmica e do grafismo Asurini, promovendo a transmissão dos saberes entre as gerações. O objetivo é mostrar a arte indígena não apenas como uma mercadoria, mas como um bem cultural, que traz o modo de viver de um povo - um patrimônio a ser preservado.
Hoje, o grupo Asurini soma, aproximadamente, 150 pessoas, falantes da língua Asurini, da família lingüística Tupi-guarani, e a sua aldeia se localiza a poucas horas da cidade de Altamira, no Estado do Pará. Na sua economia atual, comercializam a produção de objetos da cultura material, dentre eles, as peças da arte cerâmica que os distinguem fortemente dos outros povos indígenas brasileiros por sua elaborada decoração com desenhos geométricos e acabamento em verniz vegetal.
O evento faz parte do Projeto de Valorização de Culturas do Museu do Índio, uma das ações do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas Brasileiras.
SERVIÇO
Inauguração: 05/11/2009, às 19h.
Praça da Estação s/nº Centro – Belo Horizonte – MG
Tel: (31) 3248-8600
Período: de 6 a 29 de novembro de 2009
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 12 às 19h;
às quartas, das 12 às 21h;
sábados, domingos e feriados, das 11 às 17h.