Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Xavante da Aldeia Pimentel Barbosa(MT) participam de oficinas no Museu do Índio

Xavante da Aldeia Pimentel Barbosa(MT) participam de oficinas no Museu do Índio

Os 8 pesquisadores Xavante deixaram o Rio de Janeiro na sexta-feira passada, 27/11, após dez dias de treinamento nas mais variadas técnicas de museologia, documentação e administração. Empenhados na tarefa de revitalizar e valorizar sua cultura tradicional, eles chegaram ao Museu do Índio, no dia 16/11, animados pela possibilidade de adquirir os conhecimentos necessários para administração do Centro Cultural Danhiptedezé que será erguido na aldeia Pimentel Barbosa, no Município de Água Boa - MT.

O cacique Tsuptó Bruprewem Wairi Xavante, Lincon Dure´we Xavante, Romeu Xavante, Tsidowi Wai´adzotse, Marco Aurelio Serenho Ihi Xavante, Tseretsu, Edgar Wa´aro Wahone Xavante e Huatá Wameru Otomopá participaram de oficinas de treinamento em técnicas de administração, de informática e de museologia, capacitação em fotografia e filmagem, além de fazer visitas a outras instituições culturais cariocas.

O MI iniciou, em 2000, o desenvolvimento de programas de suporte técnico às comunidades interessadas em receber apoio profissional para viabilizar seus projetos. Agora, por meio do projeto "Danhiptetezé: Iniciativa de Cultura Alimentar Xavante", do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas, o MI recebeu os líderes da Aldeia Pimentel Barbosa. A idéia é dar aos índios informações sobre como gerir o centro cultural e, principalmente, documentar e preservar a cultura tradicional para as futuras gerações.

Veja as fotos das oficinas de treinamento:

 

Assessoria de Comunicação Social/MI