Dra. Ione Couto, museóloga do MI, Rose Oliveira, arquivista da Fiocruz, prof. Dra. Milagros Vaillant Callol e Lucia Bastos, museóloga/conservadora do MI no Laboratório de Restauração do Museu do Índio.
A prof. Dra. Milagros Vaillant Callol, uma das mais competentes especialistas da área, visitou as Reservas Técnicas e as instalações do Laboratório de Restauração do MI. A instituição conta com técnicos treinados no restauro de acervo orgânico, tendo obtido apoio de instituições especializadas no Brasil e no exterior.
Dra. Milagros está no Rio de Janeiro participando do Projeto de Investigação e Conservação Preventiva para Instituições Cariocas que Abrigam Bens Culturais realizado em parceria com Arquivo Nacional, Arquivo Público do Rio de Janeiro, Fiocruz e a Biblioteca Nacional. Amanhã, fará palestra sobre o tema na Fundação Casa de Rui Barbosa.
A cientista cubana é uma das mais competentes especialistas da área, respeitada internacionalmente no campo da biologia/biodeterioração em acervos; formada em microbiologia (1973), PHD pela Academia de Ciências de Hungria, Budapest (1978-1979), com especialização em vários centros europeus e pós-doutorado em biodeterioração e seu controle em objetos e coleções de valor cultural pela Universidade Politécnica de Valencia, Espanha.
Drª Milagros Vaillant Callol é também professora titular adjunta do Instituto Superior de Arte e, desde 1997, presta assessoria científica e docente em Conservação do Patrimônio Cultural e Crítica de Artes Plásticas da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba. Recentemente, em 2007, foi professora convidada da Universidade Politécnica de Valencia para ministrar aulas na Máster Ciência y Restauración.
Assessoria de Comunicação Social/MI