Cerca de 150 pessoas prestigiaram o lançamento dos livros de cantos dos Tikmũ'ũn: “Cantos e histórias do morcego- espírito” e “Cantos e histórias do gavião-espírito”. As publicações, que reúnem registros mítico-musicais da comunidade indígena Maxakali (MG) – , foram organizadas por Rosângela Pereira de Tugny.
Para marcar o lançamento, o MI realizou a mesa-redonda "Poéticas musicais indígenas e cultura brasileira". Participaram do encontro, dois representantes Maxacali (Toninho e Totó Maxacali), o cantor e compositor Gilberto Gil, a pesquisadora Rosângela Pereira de Tugny(UFMG), o antropólogo Márcio Meira (presidente da FUNAI), o antropólogo José Carlos Levinho (diretor do Museu do Índio), a linguísta Bruna Franchetto (Museu Nacional/UFRJ), o antropólogo e poeta Pedro de Niemeyer Cesariano, o antropólogo José Jorge de Carvalho (INCT) e o compositor Rogério Vasconcelos Barbosa.
No mesmo evento, o Museu do Índio lançou "O trabalho da memória através dos cantos" - projeto piloto de registro e documentação musical entre os Enawene Nawe, Tikmũ'ũn/Maxakali, Baniwa e Krahô.
Veja aqui as fotos do evento.
NUCOM/ MI