AMAZONAS- A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) anunciou na manhã de ontem o 4º Festival de Música Indígena. O evento terá o apoio do órgão e acontecerá entre os dias 28 de abril e 1º de maio, na comunidade de Belém do Solimões, no município de Tabatinga.
Sete municípios confirmaram presença no festival: Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.
Simultaneamente às eliminatórias e à grande final serão realizados rituais, danças e cantos. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer bebidas tradicionais como pajuaru, caiçuma, xixá e outras.
Os melhores do festival – entre eles a índia mais bela e o índio guerreiro – receberão prêmios como troféus e instrumentos musicais. Também serão premiadas as melhores exposições, que estarão à disposição do público numa feira de artesanato indígena erguida dentro do próprio evento.
Para chegar ao município de Tabatinga e participar do festival, o interessado pode de ir de barco, com viagens que duram de três a quatro dias, ou mesmo de avião. De Tabatinga para o local da festa, a duração é média de três horas.