Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Força para diagnóstico em xavante

Força para diagnóstico em xavante

A Força Nacional de Saúde fará um diagnóstico da saúde da população xavante na região de Barra do Garças e Campinápolis. O anúncio foi feito pela a chefe-substituta do Distrito Sanitário Especial Indígena, Ledi da Silva.

Na ação a ser realizada no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Xavante), a equipe será composta por 29 profissionais (entre eles nove médicos), 11 veículos, três motolâncias do SAMU 192 e uma carreta do Movimento de Combate a Hanseníase.

"O envio da Força Nacional mostra o comprometimento do governo federal com a saúde indígena. Não sabíamos se a força seria deslocada para ajudar as vítimas do terremoto no Japão, mas agora está confirmado para este mês as ações desta equipe no distrito xavante", explica Ledi da Silva.

Ledi integrou na segunda-feira a equipe da Sesai que se reveza no distrito desde janeiro e responde como chefe-substituta do DSEI. "Percebemos que a população indígena já vê as mudanças. Estamos criando uma nova realidade para a saúde indígena, com a participação do controle social indígena e com uma nova estrutura de atendimento, para solucionar os problemas que detectamos".

AÇÕES - Desde o dia 14 de janeiro, um grupo de técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) trabalha na reestruturação do atendimento prestado aos indígenas no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Xavante, na região de Barra do Garças. Nesta semana, a Sesai está concluindo as mudanças das duas Casas de Saúde do Índio (Casai) do distrito para novas sedes, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população indígena.

"Todos os móveis e equipamentos destas Casais são novos. Estamos terminando a pintura e a organização desses dois ambientes. Faremos a mudanças das duas Casais simultaneamente", disse a chefe-substituta. As Casais do DSEI Xavante estão localizadas nos municípios de Barra do Garças e em Campinápolis.

Durante o período de permanência na região, os técnicos estão levantando informações sobre a morte de crianças provocadas por uma série de fatores que vão desde a desnutrição à falta de atendimento médico adequado. (Com assessoria da Sesai).


FRANCIS AMORIM
Da Sucursal Diário de Cuiabá de Barra do Garças