Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Projeto leva informações sobre direito trabalhista para aldeias indígenas

Projeto leva informações sobre direito trabalhista para aldeias indígenas

Foi lançada na última terça-feira (26/04), durante a 2ª Semana do Índio, na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Campo Grande, versões da Cartilha de Direitos Trabalhistas nas línguas guarani-kaiowá e terena.

A cartilha original, em português, foi lançada em dezembro do ano passado e a proposta de traduzir o caderno para os idiomas indígenas teve como objetivo tornar o conteúdo acessível também para a população indígena trabalhadora do Estado. Na solenidade de abertura, o Sindjufe/MS foi citado como uma das entidades que prestaram valoroso apoio à concretização do projeto.
A cartilha, elaborada pelo TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), é um guia didático dos direitos e deveres do trabalhador e faz parte do projeto "Educação, Trabalho e Justiça" criado pelo órgão em 2009 e desenvolvido com alunos do ensino médio e acadêmicos de Direito da capital.
A tradução do material contou com o trabalho de uma equipe terena, em Campo Grande, e duas equipes guarani, em Douradina e Dourados. O projeto foi coordenado pela antropóloga Katya Vietta e levou cerca de três meses para ser concluído.
Os exemplares das cartilhas serão distribuídos nas reservas indígenas de Mato Grosso do Sul.

29/04/211

Universidade de Brasília oferece vagas para vestibular indígena em 6 cursos
Estudantes indígenas podem se inscrever até o dia 29 de abril para o vestibular da Universidade de Brasília (UnB), que oferece 10 vagas nos cursos de Agronomia, Ciências Sociais, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Florestal, Medicina e Nutrição.
Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível na página www.cespe.unb.br/vestibular/conveniofunai_unb2011 e apresentar a documentação prevista no comunicado de abertura.
O formulário também está disponível na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, e nas coordenações regionais listadas no comunicado. A inscrição é gratuita.
Haverá aplicação de provas objetivas e de redação em Língua Portuguesa, além de avaliação da documentação exigida. Os exames ocorrerão na data provável de 25 de junho, nos polos regionais de Barra do Garças (MT), Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO) e Tabatinga (AM).


180graus.com