Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Educadores conhecem Núcleo de Assuntos Indígenas

Educadores conhecem Núcleo de Assuntos Indígenas

Coordenadores e professores indígenas que atuam pela Reme (Rede Municipal de Educação), em escolas das aldeias de Dourados conheceram na tarde desta segunda-feira, na Secretaria Municipal de Educação, os principais objetivos do Núcleo de Assuntos Indígenas, que está sendo criado por iniciativa do prefeito Murilo Zauith.

A ideia é que educadores e outros representantes dos setores das aldeias atuem em parceria com o Núcleo, dando apoio e incentivo através de discussões e execuções das ações planejadas.
"O papel do Núcleo é intermediar as necessidades das aldeias e a administração. Já a principal missão é elaborar políticas públicas que contemplem os principais problemas indígenas, como medidas de reestruturação que não sejam apenas emergenciais, mas sim com resultados concretos e bem estruturados", afirmou o coordenador do Núcleo, Fernando Souza.
A expectativa é que até junho as ações comecem a ser implantadas nas aldeias nas áreas de educação, saúde, serviço social, produção agrícola e sustentabilidade.
Conforme Fernando Souza, a missão do Núcleo é defender os direitos sociais e jurídicos das comunidades indígenas, unificando os movimentos e associações presentes nas aldeias e fortalecendo os povos através de planejamento, discussão e implantação de novas políticas públicas. "Os índios vão participar dos debates que vão delinear as ações", explicou.
Ele ressalta que a prefeitura quer dar autonomia às comunidades, garantindo a valorização indígena e modificando a imagem que a sociedade tem dos índios. "Temos que reescrever nossa historia, sem esquecer de manter nosso passado vivo na memória das crianças. Temos que incentivar a capacidade de cada um", apontou Fernando.
Os educadores apresentaram as principais dificuldades enfrentadas pela educação indígena e solicitaram o apoio do núcleo para enfrentarem esses problemas.