NOVA YORK (Rádio ONU) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, defendeu, nesta segunda-feira, no Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas que os direitos destes povos se tornem realidade.
Com duração de duas semanas, o evento vai reunir mais de 1,3 mil representantes.O objetivo é promover os direitos das populações indígenas, estimadas em 370 milhões de pessoas no mundo.
Aniversário
Este ano, o fórum comemora seu décimo aniversário e foca na avaliação dos progressos alcançados em economia, desenvolvimento social e meio ambiente. Também será investigado se os indígenas têm tido voz nas decisões que afetam suas comunidades.
Para o Secretário-Geral, o Fórum pode ajudar a fortalecer a auto-determinação destes povos. Segundo ele, o sucesso do evento pode chamar atenção para o tema e para a Conferência Mundial sobre Povos Indígenas em 2014.
Consenso
Ban Ki-moon reforçou que proteger os direitos dos indígenas beneficia a todos. Ele afirmou que estes povos possuem uma contribuição e conhecimento especial sobre mudanças climáticas.
Para o Secretário-Geral, a Declaração da ONU dos Direitos dos Povos Indígenas, adotada pela assembleia geral em 2007, "finalmente tem o apoio e o consenso que merece."
Fonte: Site O Repórter