Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Reunião discute em Avaí novas regras para saúde dos indígenas

Reunião discute em Avaí novas regras para saúde dos indígenas

Avaí – Amanhã, a partir das 10h, na aldeia Kopenoti em Avaí (39 quilômetros de Bauru) será realizada uma reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena para explicar as mudanças no atendimento dos indígenas.
Desde o ano passado, o atendimento não é mais feito pela Funasa e sim por uma Secretaria Especial de Saúde Indígena ligada ao Ministério da Saúde.

O cacique Daran da aldeia Tekó Porã de Itaporanga explica que o atendimento de saúde pela Funasa deixava a desejar. "O objetivo dessa reunião é esclarecer as lideranças indígenas e caciques de como vai funcionar a assistência de saúde. Isso foi amplamente discutida pelas organizações indígenas e houve ainda um período de transição do antigo para o novo sistema", declara.
Daran fez parte das comissões que discutiram as alterações no setor. Atualmente a aldeia tem equipe de saúde composta de agentes de saúde e enfermeiros. Há também veículo para transportar paciente quando o caso é mais grave para o posto de saúde de Avaí e se precisar de exame mais especializado é encaminhado para Bauru.
Pela nova estrutura, segundo o cacique, o que vai mudar é a liberação de mais recursos para pagamento de mais equipes de saúde nas aldeias e aquisição de medicamentos.
As reuniões se iniciaram pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e agora na região de Bauru. "Vamos discutir como está ocorrendo essa transição para acertar a documentação para que venham os recursos para o polo base (um deles fica em Bauru). Com esses recursos serão possíveis contratações de médicos, enfermeiras, agentes de saúde, motorista e até compra de viatura para atendimento de saúde. O investimento será pela demanda ", explica.


Fonte: Regional Newsletter JCNet