A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou sábado (28), o Curso de Educação Digital – Linux Educacional – versão 3.0, para professores da Rede Municipal de Ensino que atuam em escolas indígenas. O curso de 40 horas/aula é coordenado pelo NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal), em parceria com o Ministério da Educação.
A capacitação faz parte das ações do MEC, através da Secretaria de Educação Básica, e está incluída no Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, que visa a integração das tecnologias da informação e comunicação ao processo ensino/aprendizagem.
O intuito é aperfeiçoar a prática pedagógica com auxílio da tecnologia, pois através do computador o professor pode elaborar o planejamento de aula, fazer apresentações de trabalho e inserir música e filmes durante as aulas.
"Pretendemos valorizar as ações do professor e os momentos de aprendizagem com o apoio das tecnologias digitais. E que o curso também favoreça a pesquisa, o planejamento e a prática apoiada por critérios de análise, além de oportunizar a socialização e discussão de propostas pedagógicas entre os participantes", explica a coordenadora pedagógica do NTEM, Dielma Borges.
Ao todo foram montadas cinco turmas, sendo três realizadas na Escola Municipal Tengatuí Marangatú e duas na Escola Municipal Francisco Meireles, ambas na reserva indígena.
"A formação destas turmas foi uma solicitação da própria comunidade escolar indígena, para que o curso fosse oferecido nas escolas, próximo onde moram", afirma a coordenadora do NTEM, Irene Quaresma.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3411-7133 e 3411-7127.
Fonte: site www.agorams.com.br