Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Campanha contra poliomelite atenderá primeiramente indígenas e ribeirinhos

Campanha contra poliomelite atenderá primeiramente indígenas e ribeirinhos

No "Dia D" de Vacinação contra a Pólio está marcado para o dia 18 deste mês, em todo o Brasil
Manaus, 06 de Junho de 2011
A Campanha de Vacinação contra a Poliomelite (Paralisia Infantil) em Manaus começa nesta terça-feira (7), quase 10 dias da campanha nacional. A zona rural será a primeira a ser atendida.

A partir desta terça-feira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia a vacinação das crianças menores de 5 anos que vivem comunidade indígena Três Unidos, no rio Cuieiras (afluente do baixo rio Negro).
de Saúde Indígena (Sesai).
Na quarta-feira (8) será a vez de uma equipe do Distrito de Saúde Rural partir, de barco, para imunizar as crianças que vivem nas demais comunidades ribeirinhas da região do rio Negro (Apuaú, Mipindiaú, Igarapé-Açú, Cuieiras, Santa Maria, Costa do Arara, Tupé e Julião).
A ação para atender as comunidades ribeirinhas da área do rio Amazonas (São Pedro, Assentamento Nazaré, Lago do Arumã, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Tabocal/Bonsucesso, Tabocal/Guajará e Jatuarana) será realizada no período de 15 a 19 de junho.
"A zona rural exige uma logística diferenciada e a Prefeitura adotou a estratégia de antecipar as atividades de imunização nas comunidades ribeirinhas para garantir uma ampla cobertura vacinal", explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.
O secretário disse que nas comunidades rurais que têm acesso por via terrestre, a vacinação acontece no dia 18, acompanhando as atividades do 'Dia D' da zona urbana.
Para as comunidades que ficam nos ramais mais isolados e de mais difícil acesso, está sendo programada uma pré-campanha, que deve começar três dias antes", explicou Deodato.
Dia D
No "Dia D" de Vacinação contra a Pólio, marcado para o dia 18 deste mês, a meta da Prefeitura é atingir a marca de, aproximadamente, 160 mil crianças imunizadas.
Será montará uma superestrutura de atendimento, alcançando todas as áreas da cidade. A previsão é de que sejam montados mil postos de vacinação, mobilizando um efetivo de 4,5 mil servidores da Semsa.
Desempenho
Em 2010, Manaus obteve resultados extremamente positivos, na primeira e na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.
A meta pactuada pelo Ministério da Saúde, é que Estados e Municípios imunizem 95% das crianças menores de 5 anos, nos dois "Dias D" de campanha.
Manaus foi a única capital brasileira a superar a meta na primeira etapa, em junho, com 98% das crianças vacinadas no dia de mobilização contra a Pólio.
Na segunda etapa da campanha, em agosto, a capital do Amazonas atingiu uma cobertura vacinal de 100%, num total de 167.419 meninos e meninas protegidas contra a Pólio.


Fonte: ACRITICA.COM