Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Ilha de Porto Real poderá ser sede dos Jogos dos Povos Indígenas

Ilha de Porto Real poderá ser sede dos Jogos dos Povos Indígenas

Representantes da comissão nacional responsável pela organização da 11º edição dos Jogos dos Povos Indígenas estiveram nesta segunda-feira, 20, no município de Porto Nacional para escolher o local onde será montada a estrutura do evento. De acordo com o chefe da comissão e responsável pelo comitê intertribal dos jogos, Marcos Terena, tudo indica que a Ilha de Porto Real sediará o evento internacional.

Dando apoio aos quatro integrantes da comissão, acompanharam a visita a Porto Nacional, o secretário da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, a Secretária da Cultura, Kátia Rocha, e a prefeita do município, Tereza Martins. A realização do evento no Tocantins é uma reivindicação do senador Vicentinho Alves.

Tradição, espiritualidade e modernidade. Segundo Marcos Terena essas são as palavras que vão marcar a 11º edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que será realizada no mês de outubro deste ano no Tocantins. "Estamos contando com a participação de cerca de 1400 indígenas de várias etnias do Brasil e de vários países, como Canadá, Estados Unidos, Venezuela e Colômbia", acrescentou Terena. A imprensa de todos os continentes também estará no Estado para fazer a cobertura dos jogos.

O Secretário Olyntho Neto disse que o Governo do Tocantins está com total disposição para fazer tudo que for necessário para que o evento seja o melhor de todos. "Somos parceiros e já estamos formando a comissão estadual que ficará responsável pelos jogos. Graças ao empenho do Governador Siqueira Campos e do senador Vicentinho Alves conseguimos trazer esse evento internacional para o Tocantins, e vamos fazer bonito", concluiu.

A Ilha de Porto Real atende todas as necessidades do evento, como explicou Marcos Terena. De acordo com ele, nas outras edições, foram escolhidas áreas sem nenhuma estrutura e tudo foi montado especialmente para a competição. "Na ilha, boa parte da estrutura já existe", completou. O próximo passo será a formatação do projeto que será apresentado ao ministro do Esporte, Orlando Silva, para a aprovação.

A organização da 11º edição dos Jogos dos Povos Indígenas vai ficar por conta do Ministério do Esporte, Governo do Estado e Prefeitura de Porto Nacional. Também estiveram presentes na visita a Porto Nacional o ex-secretário do Esporte, Jayme Lourenço, o vereador Neto Alves, e os integrantes da Comissão Nacional dos Jogos, Carlos Terena, Muriel Plautz e Cláudia Bonaleme.

 

(Da assessoria)