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Educação prepara curso de formação de Língua Indígena

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com Associação Linguística Evangélica, com sede em Brasília, promove o Programa de Educação Bilíngüe Intercultural Kaiwá, Guarani e Terena, para 180 professores da Rede Municipal de Educação (Reme). O curso visa à capacitação no uso escrito da Língua Indígena para garantir a produção literária.

Educadores indígenas e não indígenas, participam do curso que vai oferecer módulos específicos da Língua Indígena. O módulo I, que começa em agosto deste ano e se encerra em 2012, inclui uma análise sociolingüística com as comunidades, oficina de formação de escritores com produção de texto em língua materna, enfocando a auto-investigação lingüística, nos aspectos fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semântico, além dos princípios de tradução e computação.

Em 2013 acontecem os módulos II e III e vão abordar os fundamentos teóricos e práticos da alfabetização e questões curriculares.

Após a formação, os professores indígenas vão elaborar um material didático, um manual do professor e ainda um documento propondo diretrizes curriculares para as escolas indígenas de Dourados.

"Como não existem textos indígenas na sociedade e nas escolas, os professores indígenas serão capacitados na teoria e na prática para produzir estes materiais, que serão referência no currículo indígena", esclarece a coordenadora de educação da Associação Linguística e pedagoga, Raquel de Almeida Alcântara da Silva.

O secretário municipal de Educação, Walteir Betoni, considerou importante a proposta dos educadores da Associação, pois a proposta o programa capacita conforme exigências da legislação educacional.

"A oportunidade que será oferecida aos educadores vai trazer resultados positivos à comunidade indígena, que terá contato com textos reais de acordo com suas etnias. Os estudantes e educadores vão garantir aspectos culturais das etnias", avaliou Betoni.

O Programa de Educação Intercultural Kaiwá/Guarani/Terena é realizado com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ufms), em Aquidauana, e oferece auxílio acadêmico através do laboratório de estudos interculturais indígenas, com orientação da professora doutora, Onilda Sanches.

Escolas indígenas
O município atende à comunidade indígena com as Escolas Municipais Francisco Meireles, na missão evangélica Caiuá; Tengatuí Marangatu e Ramão Martins, na aldeia Jaguapiru; Araporã, Agustinho e Lacuí Roque Isnard, na aldeia Bororó e Pai Chiquito Pedro, no distrito do Panambizinho.


Fonte: Site ww.agorams.com.br