Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Orlando Silva garante a expansão do programa Segundo Tempo

Orlando Silva garante a expansão do programa Segundo Tempo

A garantia da expansão do Programa Segundo Tempo no Tocantins foi um dos resultados positivos obtidos pelo secretário da Juventude e dos Esportes do Tocantins, Olyntho Neto, e pelo senador Vicentinho Alves, durante audiência com o ministro do Esporte, Orlando Silva, nesta quarta-feira, 06, em Brasília. Na reunião, Olyntho Neto, também solicitou a construção uma pista profissional de atletismo com piso sintético, nos padrões olímpicos, que será utilizada nos treinamentos do projeto "Tocantins Olímpico", que será lançado no segundo semestre deste ano pela Sejuves.

Segundo Olyntho Neto, o ministro já confirmou sua presença no lançamento dos jogos indígenas, no dia 09 de agosto no Palácio Araguaia, em Palmas, data que foi definida com o apoio do senador Vicentinho Alves, um dos idealizadores do evento. Durante sua estadia na Capital, Orlando Silva vai visitar a área da possível construção da pista de atletismo e conhecer o funcionamento dos programas federais desenvolvidos pela Sejuves no Tocantins. São eles: Segundo Tempo; e o Pintando a Liberdade.

Na ocasião foram ajustados os últimos detalhes para a realização da 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas que vai acontecer em Porto Nacional, no mês de outubro. O responsável pelo comitê intertribal dos jogos, Marcos Terena, o ex-secretário estadual dos esportes do Tocantins, Jayme Lourenço, e técnicos do ministério também participaram da reunião.

Pelc
Durante a reunião, o secretário Olyntho Neto demonstrou interesse em incluir o Tocantins no Pelc - Programa Esporte e Lazer das Cidades, no segundo semestre deste ano. Orlando Silva disse que tem interesse de implantar o Pelc no Tocantins e reforçou mais uma vez apoio ao Secretário e ao senador Vicentinho Alves.

O programa tem como objetivo levar recreação, esporte e lazer à população que normalmente não tem acesso as estas ações.

Jogos dos Povos Indígenas
O ministro dos esportes aprovou o calendário proposto pela Sejuves, e os organizadores dos Jogos, que prevê a realização da competição entre os dias 08 e 15 de outubro. Cerca de 1400 indígenas de várias etnias do Brasil e de vários países, como Canadá, Estados Unidos, Venezuela e Colômbia, devem participar do evento.

"A vinda dos jogos indígenas é importante porque vamos mostrar ao Brasil e ao resto do mundo que temos condição de receber grandes eventos", disse Olyntho Neto destacando que a competição tem destaque internacional.

 

Publicada em 08/07/2011