Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Técnica do MEC ministrará curso sobre Com-Vida para professores indígenas

Técnica do MEC ministrará curso sobre Com-Vida para professores indígenas

Começa nesta segunda-feira (08) e segue até o dia 12 de agosto, uma capacitação com o tema "Com-Vida, uma escola sustentável", que será ministrada por Ana Lúcia, técnica do Ministério da Educação (MEC). A abertura da capacitação será às 15 horas no Hotel Euzébios e é direcionada para 40 professores que atuam na área indígena e também na zona rural.
A intenção é disseminar as ações da Educação Ambiental, em especial da Agenda 21 Escolar e da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - Com-Vida.

As Com-Vidas, formulam uma nova gestão de organização nas escolas com a criação de conselhos para fomentar o debate sobre os temas relacionados ao meio ambiente. Os conselhos são formados por integrantes da comunidade escolar, que possuem a responsabilidade de pensar soluções sociais e ambientais para a escola e a comunidade.
"A participação de todos é fundamental para este processo. Por meio da educação ambiental, cada comunidade tem oportunidade de resgatar os seus valores culturais e morais", destacou Tácio Raposo, chefe da Divisão de Educação Ambiental da SECD.
Já a Agenda 21 Escolar, é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.
No Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
Em Boa Vista, 31 unidades escolares adotaram a Agenda 21, entre elas as escolas estaduais São Vicente de Paula, Francisca Élzika, Idarlene Severino, Lobo D'Almada, Luiz Ritller de Lucena, Olavo Brasil e Ulysses Guimarães.