Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Indígenas debatem na Venezuela sobre integração e soberania

Indígenas debatem na Venezuela sobre integração e soberania

Caracas, 8 ago (Prensa Latina) Representantes de povos originários de 18 países do continente debatem hoje na Venezuela sobre integração, soberania e resgate de tradições, no IV Congresso Bolivariano Indo-américa Jovem.

O fórum inaugurado neste domingo no hotel ALBA Caracas entra em seus dias de trabalho, que concluirão amanhã coincidindo com o Dia Internacional das Populações Indígenas, estabelecido pelas Nações Unidas.

As mesas de debate, que acontecerão no Complexo Parque Central, incluem temas como o papel da juventude na defesa e segurança dos indo-americanos, seu contribuição à construção do socialismo e a preservação de costumes ancestrais vinculados ao bem-estar e respeito ao meio.

Em declarações exclusivas à Prensa Latina, a ministra venezuelana para os Povos Indígenas, Nicia Maldonado, considerou o encontro "um espaço de alianças para impulsionar a pátria grande".

Trata-se de buscar mecanismos de integração entre os jovens da América Latina e do Caribe para, além de garantir a continuidade dos costumes e da cultura originária, converter-nos em protagonistas das revoluções, apontou nesta capital.

De acordo com Maldonado, há muitas expectativas centradas no fórum que reúne indígenas da Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e Venezuela, entre outras nações.

Queremos compartilhar experiências e apontar à unidade regional, afirmou.

O IV Congresso Bolivariano Indo-américa Jovem inclui atividades esportivas e culturais.

 

Fonte: mv/wmr/es