O Museu do Índio do Rio de Janeiro deu inicio as oficinas de língua e produção de livro Ikpeng, na Escola Indígena Central Ikpeng, localizada na comunidade indígena Moygu do município de Feliz Natal (511 km de Cuiabá). A atividade se estenderá até o dia 30 de agosto. A escola atende aos alunos de duas aldeias da comunidade que possui 380 moradores.
As oficinas são frutos do Projeto de Documentação de Língua – PROCLIN, e Mawo (Casa de cultura Ikpeng – Associação Indígena Moygu Comunidade Ikpeng - AIMCI). E conta com a participação dos professores Ikpeng, Nawaki, Matare, Pitoga, Mate, Maiua, Iokore, Payata, Kawyago Ikpeng; do diretor da escola, Pomekenpo; dos cineastas, Karane e Kamatxi Ikpeng; do vice–presidente da Associação Indigena Moygu Comunidade Ikpeng (AIMCI), Pyta Ikpeng.
Também participaram os bolsistas do projeto: Ikpeng Amtenu e Yukwarï Ikpeng. As oficinas de língua e produção do livro estão sendo ministradas pela professoras do Museu: Ângela e Ingrid, respectivamente. Um grupo de professores está trabalhando com fonética e fonologia da língua, outro grupo está trabalhando ilustração de livros.
Segundo o professor Pitoga do povo Ikpeng, o livro será bilíngüe e conterá a língua Materna Ikpeng, com tradução em língua portuguesa. "A expectativa é produzir dez livros ainda este ano", diz a professora Ângela. O objetivo do projeto é documentar a língua escrita para as futuras gerações. O livro também será utilizado na sala de aula, como o material didático.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT