A aldeia Itaxi, em Parati Mirim (Angra dos Reis-RJ), recebeu a equipe do Museu do Índio, entre os dias 10 e 15 de fevereiro, para a realização de uma oficina de transcrição de arquivos audiovisuais.
Thiago Verá Benite da Silva, Francisco Karai Tataendy Fernandes da Silva, Ilson Fernandes, Alexandre Karai Benite, Genilson da Silva, Edmilson Karai da Silva, pesquisadores Guarani (RJ) do Projeto de Documentação das Culturas Indígenas-Prodocult, participaram da oficina sob a coordenação do antropólogo Guillaume Thomas. Eles utilizaram o programa multimídia ELAN para realizar transcrições e traduções de arquivos de imagem e de som. Durante a oficina, foram transcritas uma hora e meia de registros, entre eles, cantos, entrevistas de lideranças Guarani e discursos cerimoniais.
Os pesquisadores também trabalharam na preparação do Inventário das referências culturais nhemongueta e poraive xondaro dos Mbyá nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, do IPHAN. Junto com o cacique da aldeia Itaxi, Miguel Karai Tataxĩ Benite, eles selecionaram mais de 30 bens culturais a serem documentados no inventário.
No ultimo dia da oficina, os pesquisadores guarani filmaram uma entrevista com o cacique Miguel Karai Tataxĩ Benite na casa de reza da aldeia.
Seu Miguel explicou diversos aspectos das cerimonias de nhemongarai, que tinham sido documentadas pelo projeto no mês passado.
Comunicação Social / MI
18/02/2014