Na noite de ontem, cerca de 30 indígenas da tribo Ekeruá, do município de Avaí (39 quilômetros de Bauru), vieram ao Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto", localizado nas dependências do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), em Bauru. O objetivo da visita era aliar o conhecimento astronômico ocidental com o obtido na cultura indígena.
Segundo a professora Rosa Maria Fernandes Scalvi, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Júlio de Mesquita Filho e coordenadora do observatório, aliar esses conhecimentos é muito importante, uma vez que a cultura indígena é repleta de mitologia, simbolismos e ritos.
Além de poderem ver os astros, os indígenas também trouxeram um pouco de sua cultura à universidade, com apresentações de dança e artesanato.
Essa troca de experiências deve se tornar comum no próximo ano, quando a Unesp-Bauru desenvolverá um projeto especificamente na aldeia. O objetivo, de acordo com a professora Rosa, é resgatar a cultura astronômica indígena e até mesmo instalar um observatório na aldeia.
Fonte: www.jcnet.com.br
04/12/2011