Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Ações do PROGDOC movimentam o mês de fevereiro

Ações do PROGDOC movimentam o mês de fevereiro

O segundo mês do ano inicia com a presença de tres pesquisadores indígenas Guarani que integram o Projeto "Inventário das Referências Culturais Nhemongueta e Poraive Xondaro dos Mbya nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo".

De 03 a 07 de fevereiro, Lucas Benite Xunu Miri, Marcelo Oliveira da Silva e Alberto Alvares participam de uma oficina de transcrição das fitas filmadas no Encontro de Xeramoes, ocorrido na aldeia Três Palmeiras/ ES, em dezembro de 2013. O trabalho tem orientação do Coordenador Técnico do projeto Guillaume Thomas. A iniciativa é do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - PROGDOC. 


progd

E as atividades não param por aí. De seis a 27 de fevereiro, outra etnia do sudoeste do pais, marca presença no Museu do Índio. Os Maxakali (MG) participam de uma Oficina Audiovisual integrada pelos pesquisadores do PROGDOC, José Ricardo Jamal Junior, Leonardo Pires Rosse e Bruno Vasconcelos, além da pesquisadora convidada Ana Carolina Estrela da Costa. Destaque, também, para um encontro de pajés reunindo crianças, jovens e mulheres Maxakali. O evento, que acontece na aldeia Cachoeira, tem na programação cantos, danças, histórias , dietas alimentares, religiosidade e cura. O encontro conta com dois Pataxó convidados da aldeia Barra Velha. Participam, também, representantes das aldeias Verde, Maravilha, Vila Nova, Nova Vila e João Bidé, todas localizadas na Terra Indígena Água Boa/ Pradinho, em Minas Gerais.

Comunicação Social/ MI
31/01/14