"Me'ôk, Nossa Pintura" está na competição pelo título de melhor curta-metragem do festival mineiro, com exibição na terça-feira, dia 28/01, no Cine Tenda, no centro de Tiradentes, às 22:30h.
Em Setembro de 2013, o antropólogo e fotógrafo Thiago Oliveira foi convidado pelo Museu do Índio para ir até a aldeia Moxkarakô registrar, ao lado do cineasta Fábio Nascimento, a produção de uma coleção de grafismos, em telas para pintura, que seria feita pelas mulheres Mebengokrê-Kayapó dessa aldeia.
Durante o processo de registro da oficina, passaram a seguir um roteiro, improvisado a cada dia, feito em estreita colaboração com Axuapé, Bepunu e Pawire, os bolsistas do projeto Kukradjá Nhipêjx – Guardando a cultura Kayapó, coordenado pelo Museu do Índio/Funai com apoio da Unesco.
Desse material surgiu o filme "Me'ôk, Nossa Pintura", um relato íntimo das mulheres Kayapó sobre a ancestral arte de embelezar os corpos com jenipapo e urucum. Dirigido por Nascimento e Oliveira, o filme será lançado em 28 de Janeiro na prestigiada Mostra de Cinema de Tiradentes, concorrendo ao prêmio da Mostra Foco, de melhor curta-metragem do festival.
Segundo André Demarchi, coordenador do Projeto Kukradjá Nhipêjx, "Nossa Pintura é um filme de arte. Arte que nos conecta e nos faz conhecer outros mundos possíveis. Arte que, segundo a concepção dos Mebengôkre-Kayapó, é antes um meio de tecer relações sociais, do que simplesmente uma forma de contemplação do belo."
17º Mostra de Cinema de Tiradentes
Me'ôk, Nossa Pintura - Sinopse
Projeto Prodocult registra o dia-a-dia Kayapó em fotos, vídeos e grafismos
Comunicação Social / MI
22/01/2014