O Diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, e a Coordenadora Técnico-Científica do Projeto de Documentação das Culturas Indígenas, Sonia Coqueiro, deram as boas vindas aos participantes.
O Diretor comemorou os resultados obtidos com os projetos de Norte a Sul do país e enfatizou a preocupação em atender o conjunto de normas e procedimentos exigidos na administração pública para a gestão dos recursos. A Coordenadora Sonia Coqueiro fez um breve resumo da história do PROGDOC, iniciado em 2008, e ressaltou a importância do objetivo final do Programa: a devolução para cada povo indígena dos registros dos aspectos tradicionais de suas culturas, garantindo essa herança cultural para as futuras gerações.
O encontro reúne, até quarta-feira, 18 de dezembro, equipes de dez subprojetos ProDocult e ProDocson, para redefinir metodologias, objetivos e planos de trabalhos para 2014. Presentes, pesquisadores coordenadores e pesquisadores indígenas de pesquisas relacionadas às etnias Ashaninka, Baniwa, Krahô, Maxacali, Pataxó, Tiryó, Guarani Mbyá, Guarani Kaiowá e Enawene Nawe.
Matérias relacionadas:
Salvaguarda de patrimônio material e imaterial das culturas indígenas em foco no Museu do Índio
Comunicação Social / MI
16/12/2013