"Karai ha'egui kunhã karai 'ete – Verdadeiros Líderes espirituais" conta a história de vida do Sr. Alcindo Moreira, um importante líder espiritual Guarani, de 104 anos de idade, e
de D. Rosa Poty-Dja, sua esposa, que vivem na Aldeia Yynn Moroti Werá , Terra Indígena de Biguaçu, em Santa Catarina.
Alberto Alvares, o diretor, conheceu o Sr. Alcindo em 2004. O contato foi retomado em 2008 a partir de atividades desenvolvidas no Observatório da Educação Escolar Indígena-OEEI(CAPES)/UFMG, quando Alberto se interessou em mostrar, a partir da narrativa do Sr. Alcindo, a oralidade, a sabedoria e a espiritualidade Guarani.
O lançamento de "Karai ha'egui kunhã karai 'ete – Verdadeiros Líderes espirituais", no dia 6 de dezembro de 2013, às 18h30min, integra a programação da Oficina de Língua Guarani Mbya, ministrada por Alberto, no âmbito das ações de Promoção da Cultura Guarani desenvolvidas pelo Museu do Índio.
Após a exibição do filme, o público conversou com o diretor, Alberto Alvares, e com o Sr. Alcindo, que veio ao Museu do Índio, em Botafogo (RJ), especialmente para o evento.
A programação se estendeu até sábado, 7 de dezembro, com exibição de filme e roda de conversa. Entrada gratuita. Rua das Palmeiras 55, Botafogo - RJ.
Veja aqui as fotos do evento.
CONHEÇA MAIS:
O Pajé que fala com as árvores
Filme sobre a vida de importante líder espiritual guarani em noite de lançamento no Museu do Índio
Comunicação Social/MI
29/11/2013
atualizada em 9/12/2013