De 14 a 18 de outubro , o Museu do Índio/ FUNAI, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena – IEPÉ, realizou, no Museu Kuahí, uma oficina de capacitação em conservação e acondicionamento de acervos culturais.
A iniciativa, voltada aos índios do Oiapoque(AP), responsáveis pela gestão do Kuahí, foi mais uma ação em prol do fortalecimento cultural e político das comunidades indígenas. Participaram, representantes das etnias Palikur, Galibi Marworno, Galibi Kalinã e Karipuna.
A instituição, situada no município do Oiapoque(AP), é ligada à Secretaria Estadual de Cultura. O Museu Kuahí é administrado desde a sua inauguração, em 2007, por grupos da região (Palikur, Galibi Marworno, Galibi Kalinã e Karipuna). Para tanto, se especializaram em atividades museológicas como conservação e difusão de acervos por meio de exposições e venda de objetos etnográficos, visitas orientadas e atendimento à pesquisa. Tanto o acervo bibliográfico quanto o etnográfico foi organizado pela antropóloga Lux Vidal, pesquisadora dos índios do Oiapoque e integrante do IEPÉ.
Veja aqui as fotos da oficina.