Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Museu do Índio em ação junto aos povos do Oiapoque

Museu do Índio em ação junto aos povos do Oiapoque

De 14 a 18 de outubro , o Museu do Índio/ FUNAI, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena – IEPÉ, realizou, no Museu Kuahí, uma oficina de capacitação em conservação e acondicionamento de acervos culturais.

A iniciativa, voltada aos índios do Oiapoque(AP), responsáveis pela gestão do Kuahí, foi mais uma ação em prol do fortalecimento cultural e político das comunidades indígenas. Participaram, representantes das etnias Palikur, Galibi Marworno, Galibi Kalinã e Karipuna.

A iniciativa contou com a presença da Coordenadora de Patrimônio Cultural do Museu do Índio, Dra. Ione Couto. Para a oficina, ela elaborou uma apostila abordando, de forma simples e objetiva, a necessidade de preservação de acervos culturais e as técnicas utilizadas na conservação desses materiais - documentação, higienização e acondicionamento.
Durante o encontro foi realizada, ainda, a instalação de um programa de catalogação, o PHL, utilizado pelo Museu do Índio na base de dados da biblioteca e do acervo museológico da instituição.
Ione Couto considerou gratificante a experiência de trabalhar com o grupo gestor do Museu Kuahí, destacando a capacidade que tem de, pela observação, dominar e conduzir a linguagem museológica, tanto na realização de exposições como na transferência de informações ao visitante. A especialista destacou a troca de conhecimento ocorrida durante os cinco dias da oficina.

O Museu Kuahí

A instituição, situada no município do Oiapoque(AP), é ligada à Secretaria Estadual de Cultura. O Museu Kuahí é administrado desde a sua inauguração, em 2007, por grupos da região (Palikur, Galibi Marworno, Galibi Kalinã e Karipuna). Para tanto, se especializaram em atividades museológicas como conservação e difusão de acervos por meio de exposições e venda de objetos etnográficos, visitas orientadas e atendimento à pesquisa. Tanto o acervo bibliográfico quanto o etnográfico foi organizado pela antropóloga Lux Vidal, pesquisadora dos índios do Oiapoque e integrante do IEPÉ.

Veja aqui as fotos da oficina.

CS-29/10/2013