Nesta terça-feira (13/08) os integrantes da oficina audiovisual do Projeto de Documentação de Culturas Indígenas -PRODOCULT,
do Museu do Índio, finalizaram a edição do vídeo Rembiapo, sobre a produção de arte indígena guarani. Fazem parte da equipe, a gestora de projeto Simone Melo (UNESCO), o documentarista Pedro Porttela (UNESCO), o editor de imagem Michel Salibe (MI) e o artista gráfico Rafael Ruzene (UNESCO), além dos guarani, Lucas Xunu e Isaias Werámirim.
Durante um ano, Lucas e Isaías, que vivem na Aldeia Sapucay, da Terra Indígena de Bracuí, em Angra dos Reis/RJ, acompanharam e registraram a rotina da produção das várias formas de arte guarani, chamada de Rembiapo. As imagens foram reunidas neste vídeo, que será apresentado na próxima exposição dedicada aos Guarani do Rio de Janeiro, na ocasião da reinauguração do Museu do Índio.
As imagens serão utilizadas, também, na realização de um média metragem. O trabalho de edição do filme começa nesta quarta-feira(14/08), em mais uma etapa da oficina audiovisual PRODOCULT Guarani, sendo parte do projeto Mbya Porã.
13/08/2013