No último dia da oficina audiovisual Guarani, promovida pelo Projeto de Documentação de Culturas Indígenas, Lucas Xunu Guarani e Isaias Weramirim Guarani mostram o vídeo Rembiapo, um dos resultados do trabalho realizado esta semana no Museu do Índio, em Botafogo/ RJ.
Durante cinco dias, Lucas e Isaías trabalharam com profissionais do MI e da UNESCO, na produção do vídeo sobre a arte guarani e, também, de um média metragem abordando o mesmo assunto.Os filmes foram produzidos e editados a partir de imagens captadas, durante um ano, pelos índios da Aldeia Sapucay, localizada na Terra Indígena de Bracuí, em Angra dos Reis/ RJ. Agora, eles retornam à aldeia, onde vão mostrar o vídeo Rembiapo para toda a comunidade.
Na oficina a equipe, também, revisou e atualizou o conteúdo do site do Museu do Índio dedicado aos Mbya Guarani e elaborou o novo blog da Aldeia Sapucay.
Na próxima semana, Lucas Xunu Guarani e Isaías Guarani vão estar, novamente, no Museu do Índio, para participar da segunda etapa da oficina, quando serão concluídas as edições do filme média metragem sobre a arte guarani. Também está previsto para o período, a definição e a inserção de conteúdos no blog da Aldeia Sapucay.
16/08/2013