Página Inicial > Divulgação > Notícias > Centro Cultural Ikuiapá promove ciclo de palestras "Hans Staden, Monteiro Lobato e Portinari: quando ideias se encontram"

Organizado para o evento Alemanha-Brasil: quando ideias se encontram, ciclo de palestras lança olhar contemporâneo sobre os Tupinambá de meados do Século XVI.

De 20 a 24 de outubro, das 19 às 22 hs, no Univag – Centro Universitário de Várzea Grande, Mato Grosso.
Ikuiapa 2A proposta tem como objetivo apresentar as reflexões de Monteiro Lobato e Cândido Portinari debruçados sobre a obra "Duas Viagens ao Brasil", de Hans Staden. A metodologia empregada fará uso de palestras proferidas por pesquisadoras do Centro Cultural Ikuiapá e professores universitários sobre a aventura de Hans Staden entre os índios Tupinambá em meados do século XVI, Monteiro Lobato e sua obra "Aventuras de Hans Staden" e Cândido Portinari com suas vinte e seis xilogravuras, reproduzidas em "Portinari devora Hans Staden". Sessões audiovisuais enriquecerão o ciclo de palestras destinado aos alunos universitários.
PROGRAMAÇÃO:
Palestra. Hans Staden: Duas viagens ao Brasil
Palestra. Filme: Hans Staden
Palestra. Monteiro Lobato: Aventuras de Hans Staden
Palestra. Documentário: No furacão da Botocúndia
Palestra. Portinari: Portinari devora Hans Staden, proferida por Anna Maria Ribeiro da Costa – pesquisadora e chefe do Centro Cultural Ikuiapá, e Documentário Portinari do Brasil
Palestra. Hans Staden: "Artefatos Indígenas em Hans Staden", proferida por Aline Maíra Batistella – Indigenista Especializada do Centro Cultural Ikuaipá.
LOCAL DO EVENTO:
UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande