Página Inicial > Divulgação > Notícias > Aldeia poderá gerar renda com sustentabilidade

Aldeia poderá gerar renda com sustentabilidade

A Voz da Cidade - 26/9/2013

guarani-sustentabilidadeFoto: Divulgação

Prefeitura coordenará o programa, Emater ficará a cargo da assistência técnica e indígenas cuidarão do plantio

ANGRA DOS REIS
Está previsto para ser firmado nos próximos dias uma parceria entre, a prefeitura, a aldeia indígena Sapukai, do Bracuí, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Janeiro (Emater/RJ) para dar início a um trabalho de plantio e cultivo de palmito da espécie jussara nas proximidades da aldeia. A ação será realizada em uma área de cerca de 2 mil hectares e a expectativa é que sejam plantadas 500 mil mudas nos próximos 10 anos. O programa está sendo custeado pelo Museu do Índio.
A parte da prefeitura no projeto ficará a cargo da subsecretaria de agricultura que será responsável pela coordenação do programa, já a Emater ficará a cargo da assistência técnica enquanto os indígenas cuidarão do plantio.
O projeto não se limita apenas ao plantio de palmito jussara, haverá também o plantio da guaricanga, utilizada pelos índios para confeccionar a palha da cobertura das casas, plantio de árvores frutíferas apoio à piscicultura, com o aumento do número de tanques de tilápias,. Além disso, aumentar o acesso de famílias indígenas ao projeto Minha Casa, Minha Vida Rural.
Segundo Lucas, um dos líderes da associação indígena, o programa irá tornar a aldeia guarani mais independente e melhorar a qualidade de vida dos indígenas. "O programa irá garantir a segurança alimentar e autonomia para as famílias, para que elas não fiquem dependentes do Bolsa Família, oferecido pelo governo federal, e do auxílio alimentação da prefeitura", declarou. Outro que comenta em nome da comunidade indígena é João da Silva, conhecido na aldeia como cacique Vera-Mirim. "Queremos que a aldeia produza mais de seus próprios alimentos e não fique tão dependente da venda de artesanato para turistas", afirmou o cacique.
O subsecretário de agricultura, Rafael Ribeiro, explica que parte das mudas de palmito será produzida no próprio Horto Municipal, no bairro do Areal, e outra parte será adquirida com os recursos do Museu do Índio. Ele ainda completou afirmando que a ideia é que a produção do palmito jussara seja voltada principalmente para a extração da polpa, usada em substituição ao açaí. "Esperamos reduzir a comercialização do palmito in natura, pois para isso a planta precisa ser cortada. Vamos priorizar a produção de polpa até que a quantidade plantada permita um manejo sustentável" falou o subsecretário, que ressaltou que a prefeitura irá comprar parte da produção para a merenda escolar da rede municipal de ensino. "Essa iniciativa é mais um exemplo da política adotada pela prefeita Conceição, que é de fortalecimento das ações produtivas na área rural, o que inclui a aldeia indígena", concluiu.
O técnico da Emater, Humberto Pereira, especializado em assistência para os indígenas, fez um resumo da iniciativa. "É um programa de longo prazo, que utiliza um recurso abundante na região e que irá possibilitar que as famílias obtenham renda e de forma sustentável", definiu Humberto.

A Voz da Cidade - http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=1&cod=28739

Postado em 26/09/2013 13:49:48