Página Inicial > Divulgação > Notícias > Novo projeto do Prodoclin/PROGDOC beneficia os Guarani do Espírito Santo e do litoral sul do Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira (25/9), uma equipe do Museu do Índio se reúne com as lideranças e

anciãos Guarani para dar início à segunda etapa da implantação do Projeto de Documentação da Cultura Oral Guarani nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Até o dia 2 de outubro, será realizada uma oficina de treinamento com os pesquisadores indígenas selecionados pelos próprios Guarani para participarem do projeto. A coordenação técnica dos trabalhos é assinada pelo linguísta Guillaume Pierre Yves Thomas.

A programação da oficina inclui treinamento em técnicas de documentação audiovisual e linguagem cinematográfica e fotográfica; escolha dos eventos comunicativos que deverão ser documentados; realização de um plano de ação, no qual cada pesquisador indígena se compromete a produzir uma quantidade determinada de documentos audiovisuais.

O projeto prevê a gravação de 30 horas de material audiovisual; a produção de um livro de narrativas, sendo uma versão impressa e outra em forma de audiolivro; de um cd de músicas tradicionais; e de uma exposição sobre a cultura oral Guarani. Também, será criado um acervo no sistema de armazenamento digital do Museu do Índio, onde serão hospedados os documentos de áudio e vídeo produzidos durante os trabalhos de campo.

Na primeira fase do projeto, em julho passado, o Museu do Índio consultou as comunidades envolvidas que escolheram doze jovens e doze anciãos Guarani para participar do inventário que pretende registrar a língua e a cultura oral nas aldeias Três Palmeiras, Boa Esperança e Piraque-Açu (ES) e nas aldeias Bracuí, Paraty Mirim e Araponga(RJ). Durante 18 meses, os selecionados vão atuar como pesquisadores e consultores indígenas, receberão treinamento em técnicas de pesquisa, no uso de equipamentos audiovisuais e em programas de registro linguístico, no âmbito do Projeto de Documentação de Línguas Indígenas–Prodoclin, um dos eixos do PROGDOC, coordenado pelo Museu do Índio com o apoio da UNESCO.

Programas home progdoc

Conheça os projetos do PROGDOC-Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas.