Página Inicial > Divulgação > Notícias > Museu do Índio recebe documentos produzidos pelo SPI na região do Mato Grosso do Sul

A Coordenadora do Patrimônio Cultural - COPAC, Ione Helena Pereira Couto, e o chefe do Núcleo de Biblioteca e Arquivo - NUBARQ, Rodrigo Piquet Saboia de Mello (na foto),

foram até à Coordenação Regional da Funai em Campo Grande para identificar, selecionar e encaminhar o material para o Museu do Índio.

copac1

Os documentos textuais referentes a ações desenvolvidas, pelo SPI, no início do século XX, em MS, estavam guardados em 97 caixas Box, com aproximadamente 9 mil 700 folhas de documentos que serão higienizadas, identificadas, digitalizadas e disponibilizadas na base de dados do Museu do Índio.

A ação cumpre a Portaria nº1.069/PRES de 11 de outubro de 2000 que determina o recolhimento ao Museu do Índio dos documentos do SPI que estejam nas unidades descentralizadas da FUNAI ou em sua sede.

Além disso, a iniciativa procura incluir aquele conjunto documental nos fundos Serviço de Proteção aos Índios - SPI, Comissão Rondon - CR e Fundação Brasil Central – FBC, organizados pelo Museu do Índio. Trata-se de documentação histórica que remonta a ação do Estado brasileiro frente às demandas dos povos indígenas.