Página Inicial > Divulgação > Notícias > Centro Cultural Ikuiapá é selecionado para o PAC Cidades Históricas

Centro Cultural Ikuiapá é selecionado para o PAC Cidades Históricas

A unidade do Museu do Índio é um dos onze espaços públicos que serão restaurados pela prefeitura de Cuiabá

com acompanhamento da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso.

De acordo com o Iphan, o projeto arquitetônico do complexo do Centro Cultural Ikuiapá, considerado de caráter de uso público destinado à realização de atividades relacionadas à preservação, estudos e divulgação do acervo etnográfico, inclui projetos de acessibilidade, incêndio e pânico.
ikuiapaO Centro de Preservação e Difusão do Patrimônio Cultural Indígena Ikuiapá é um dos principais espaços dedicados à promoção e salvaguarda do patrimônio cultural indígena. Com uma reserva técnica da ordem de 2000 objetos, um Setor de Documentação, uma Biblioteca especializada na temática indígena e uma galeria de arte, este espaço é uma referência aos índios e à população local interessada na cultura indígena. Fica localizado no coração do centro histórico de Cuiabá.
Endereço: Rua Pedro Celestino, n. 301, Centro – Cuiaba, MT. (Foto: Mario Vilela / FUNAI)

O programa PAC Cidades Históricas vai beneficiar 44 municípios brasileiros com o objetivo de "buscar a recuperação e a revitalização das cidades, a restauração de monumentos protegidos, o desenvolvimento econômico e social e dar suporte às cadeias produtivas locais, com a promoção do patrimônio cultural".
A relação dos municípios e descrição da intervenção dos imóveis contemplados pelo programa do governo federal estão no sítio do IPHAN.

CS-13/9/2013