Página Inicial > Divulgação > Notícias > Pesquisadores Kayapó têm agenda de atividades intensas em setembro

Pesquisadores Kayapó têm agenda de atividades intensas em setembro

Eles participam de uma oficina de qualificação de fotografias e filmes produzidos no âmbito do PROGDOC.

O material audiovisual mostra o cotidiano da aldeia Moxkarakô, localizada no município de São Felix do Xingu (PA), incluindo a produção de arte indígena e as diversas festas que movimentam toda a comunidade.

kayapo set mi-site

O grupo de pesquisadores indígenas é formado por Bepunai Kayapó, Pauire Kayapó e Auxapé Kayapó. Os encontros contam com a presença do Cacique Akijaboro Kayapó e acontecem de 11 a 14 de setembro, no Museu do Índio, sob a coordenação do antropólogo Thiago Oliveira. Também participa, como convidado, o pesquisador Fábio Nascimento. (Foto: Denise Louigiz Saltarelli)

No dia 15, a programação continua na aldeia Moxkarakô. Lá, os pesquisadores vão fotografar o dia-a-dia da comunidade - atividades relativas à subsistência como agricultura, pesca e caça - e realizar oficinas de grafismo, quando os padrões dos desenhos corporais kayapó serão pintados em telas.

Encerrando a agenda do mês de setembro, entre os dias 21e 27, nos municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu, acontece a etapa urbana da pesquisa. O objeto do estudo: a cada vez mais intensa interface dos habitantes de Môxkarakô com a cidade de São Félix do Xingu.

Kukradjá Nypênh:
Guardando a cultura Mebengôkre Kayapósite kayapo
O projeto de documentação da cultura Mebêngôkre Kayapó se iniciou em abril de 2009, quando 26 indígenas dessa etnia, entre homens, mulheres e crianças, foram convidados a se apresentar na Semana dos Povos Indígenas organizada pelo Museu do Índio, como parte das comemorações do dia 19 de abril, Dia do Índio. De lá para cá, muitas atividades envolveram a comunidade Kayapó. Conheça o projeto e as conquistas alcançadas por esse povo no registro de sua cultura.