"Hoje, todas as aldeias do povo Tupinikim estão concentradas no litoral norte do Espírito Santo, no município de Aracruz.
Depois de décadas de luta e progressivas perdas territoriais, conseguimos assegurar a demarcação de duas Terras Indígenas – Tupinikim e Comboios – com 18.027 hectares em áreas cercadas por um ecossistema composto de Mata Atlântica, restinga, mar, rios e manguezais."
Esta e muitas outras informações estarão disponibilizadas pelos próprios Tupinikim em um site que está sendo construído por meio do Projeto de Documentação de Culturas Indígenas –PRODOCULT, coordenado pelo Museu do Índio. O projeto inclui a realização de oficinas para treinamento de pesquisadores indígenas para familiarização com a linguagem visual e editorial dos sites.
Oficina Web no Museu do Índio com a Pesquisadora Alessandra Tosta e a Consultora Técnica Eliane Medeiros
O site é apenas um dos produtos que estão sendo desenvolvidos no âmbito do PROGDOC e que incluem registros audiovisuais, acervos tratados e digitalizados, dicionários, gramáticas, materiais de divulgação como vídeos, CDs e DVDs, entre outros trabalhos produzidos durante os projetos.
Clique aqui e conheça mais sobre os projetos do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas.