Página Inicial > Divulgação > Notícias > Índios do Oiapoque recebem capacitação em museologia

Índios do Oiapoque recebem capacitação em museologia

Representantes Karipuna, Galibi Marwono e Galibi Kali'na participaram da oficina realizada com o apoio do Museu do Índio.

Toda a equipe do Museu Kuahí participou ativamente da oficina "Administração e Avaliação das Atividades Desenvolvidas no Museu Kuahi dos Povos Indígenas do Oiapoque", em maio passado, na cidade do Oiapoque, AP. A programação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Formação e Pesquisa em Museologia no Museu Kuahí - Capacitação em museologia sob a ótica dos valores indígenas.

A iniciativa, concretizada em parceria do Museu do Índio/FUNAI com o Iepé-Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, pretende contribuir nos processos de capacitação da equipe indígena do Kuahí e de aprimoramento dos trabalhos naquele museu.

Ao final das atividades, os 15 participantes da oficina comemoraram os resultados alcançados.

"O Museu Kuahí é uma instituição pública que divulga e preserva a riqueza e os conhecimentos artísticos dos quatro povos indígenas da região do Oiapoque. Já o Plano Diretor é a gente estabelecer uma visão ampla a respeito de para onde o Museu se dirige", Jairzinho Maurício Monteiro, Galibi Marworno, funcionário do Museu Kuahí.

"O Museu Kuahí é um dos resultados concretos da luta dos Povos Indígenas do Oiapoque para serem reconhecidos e respeitados", Bruna Almeida dos Santos, Karipuna, funcionária do Museu Kuahí.

CS-22/8/2013