Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > UFSCar de São Carlos, SP, apresenta mostra de fotos 'Crianças Indígenas'

UFSCar de São Carlos, SP, apresenta mostra de fotos 'Crianças Indígenas'

Exposição fica na Biblioteca Comunitária da universidade até dia 30 de abril. Objetivo é revelar as preocupações das tribos com o bem-estar dos filhos.

A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta, até o dia 30 de abril, a exposição de fotos “Crianças Indígenas”. A mostra revela as atividades e preocupações dos indígenas brasileiros, que visam o bem-estar de seus filhos. A exposição ocorre no piso dois da BCo, das 8h às 22h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 14h aos sábados.

O objetivo da exposição é mostrar o jeito das crianças indígenas de participar das atividades, em um contexto em que sua autonomia e capacidade são reconhecidos e respeitados.

Nela é possível observar as crianças da tribo Ashaninka, no Acre, acompanhando várias fases de uma oficina para formação de cinegrafistas que o Projeto Vídeo nas Aldeias (VNA), feito por uma ONG de mesmo nome, realizou. As atividades foram acompanhadas e fotografadas pela antropóloga Adriana Fernanda Busso, durante seu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSCar.

Há também fotos feitas pela docente do Departamento de Ciências Sociais e do PPGAS, Clarice Cohn, nas quais crianças da tribo Kalapalo participam dos preparativos do Kuarup, um dos mais famosos rituais indígenas do Brasil, na aldeia Aika, no Parque Indígena do Xingu. A exposição também apresenta fotos do antropólogo Luis Donisete Grupioni, que retratam crianças da tribo Tiriyó do Amapá estudando matemática e crianças Kaxuyana estudando mapas.

A mostra ainda conta com fotos de meninas Ashaninka na sala de aula, feitas pelo fotógrafo Haroldo Palo Júnior, do Acervo da Comissão Pró-índio do Acre e de crianças da tribo Kaxinawá, fotografadas por Daniela Marchese, antropóloga da Universidade de Siena, da Itália.