Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Semana dos Povos Indígenas encerra com palestra sobre políticas de inclusão

Semana dos Povos Indígenas encerra com palestra sobre políticas de inclusão

Desde segunda-feira (15) até hoje (17), está sendo realizado o Simpósio: Semana dos Povos Indígenas. A entrada é gratuita e haverá certificado para os participantes.

Hoje o seminário ‘Indígenas na Universidade: Políticas afirmativas e compensatórias’, ministrado pelo professor Mestre e indígena da etnia Terena Antônio Carlos Seizer da Silva, encerra as atividades às 19h no auditório da biblioteca da a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

Na primeira noite (15), os acadêmicos indígenas e participantes do projeto Rede de Saberes da Católica realizaram apresentações culturais de música, poesia e dança. Os acadêmicos da etnia Xavante, que vieram do Mato Grosso no início de 2013 para estudar na UCDB, cantaram no idioma nativo e mostraram uma dança tradicional.

Os acadêmicos Terena da Aldeia Buriti, no município de Dois Irmãos do Buriti, que percorrem o trajeto de mais de duzentos quilômetros da aldeia até a universidade todos os dias, apresentaram danças com trajes típicos e cantaram na língua Terena e depois em português.

Ontem (16), aconteceu o seminário ‘O direito indígena e o Estado brasileiro’ com a presença do procurador da República Emerson Kalif Siqueira e o deputado estadual Pedro Kemp. O procurador da República abordou a questão indígena no judiciário e o difícil caminho da luta pela terra. Já deputado estadual Pedro Kemp falou sobre o direito indígena e as proposições no legislativo.

A Semana dos Povos Indígenas é realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB) em parceria com o projeto Rede de Saberes de permanência de indígenas no ensino superior – financiado pela Fundação Ford. A Semana dos Povos Indígenas também tem apoio do Centro Acadêmico Marçal de Souza do curso de História da UCDB. Projeto Rede de Saberes NEPPI/UCDB/Divulgação Seminário‘O direito indígena e o Estado brasileiro’ e danças típicas

Atualmente, há oitenta e cinco acadêmicos indígenas que estudam na UCDB. Todos participam do projeto Rede de Saberes, um projeto de apoio à permanência de indígenas no ensino superior viabilizado com recursos da Fundação Ford. O projeto é uma parceria entre a UCDB, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS).