Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Dia do Índio 2013

Dia do Índio 2013

Público prestigia celebração da data no Museu do Índio, em Botafogo. Lotado desde cedo, o Museu do Índio, oferece eventos gratuitos para marcar a data.

Este ano, o MI preparou para celebrar o dia 19 de abril, uma série de atividades comemorativas que vão, desde a exibição de filmes sobre a cultura indígena, até apresentações, ao ar livre, dos cantos e danças Fulni-ô(PE).

Na Mostra de Filmes de Arte Indígena, serão exibidas, ao longo do dia, duas produções: “Ritxoko, arte cerâmica dos Iny – karajá da Ilha do Bananal, Tocantins” e “Tuhti, arte de tecer dos Tikmũ’ũn – Maxakali de Minas Gerais”.

O visitante, também, poderá conhecer detalhes sobre os povos de várias etnias por meio do Portal de Línguas e Culturas Indígenas do MI. Em instalações distribuídas pelos jardins do museu e com layout reformulado, o portal estará disponibilizando informações coletadas por pesquisadores indígenas em suas próprias aldeias.

Além disso, o Museu do Índio vai aproveitar o evento para lançar o selo comemorativo dos 60 anos da instituição.

E quem visitar o MI, neste dia , vai receber de brinde os catálogos “Iny: Bero Manhadu – Povo do Rio – Os karajá da Ilha do Bananal” e “Mbya: Tape Porá – Impressões e Movimento – os Guarani Mbya no Rio de Janeiro”.

Toda a programação do dia 19/04(sexta-feira) vai acontecer das 9h às 17h30min com entrada franca.

Vale lembrar que, durante o mês de abril, o Museu do Índio está oferecendo ao público uma série especial de atividades gratuitas.

Confira a programação:

Dia do Índio 19 de abril (sexta-feira)
- Mostra de filmes de arte indígena;
- Lançamento do selo comemorativo Museu do Índio 60 Anos;
- Distribuição de catálogos Guarani e Karajá;
- Apresentação cultural dos Fulni-ô, da Aldeia Águas Belas (PE). 

A apresentação cultural dos Fulni-ô vai até o dia 28 de abril, às 10h e 15 horas.

No feriado, dia 23 (terça-feira), somente às 15 horas.

No dia 27 (sábado), às 16 horas.

No dia 28 (domingo), às 14h e 16 horas.

 

Um grande número de visitantes esteve no Museu do Índio prestigiando as atividades gratuitas realizadas para para marcar o 19 de abril. O público conferiu uma programação variada que incluiu mostra de filmes sobre arte indígena, lançamento do novo portal e do selo comemorativo dos 60 anos das instuição, além de apresentações, ao ar livre, dos cantos e danças Fulni-ô, da Aldeia Águas Belas (PE).

O vereador Max Fulni-ô esteve presente nos eventos de celebração da data. Ele falou sobre a importância de valorizar a cultura da etnia e destacou o ritual Ouricurí que, segundo ele, representa um marco na aldeia - "é um ritual de purificação, de oração, um local sagrado, pois fortalece a cultura, preserva a língua e mantém a tribo unida". Max Fulni-ô aproveitou para ressaltar a luta contra o preconceito. De acordo com ele, existem, ainda, grandes tabus a serem quebrados. O vereador explicou que na tribo vivem muitos índios doutores, dentistas, sociólogos e outros, que não têm nenhuma chance no mercado de trabalho da sociedade não índia. Ao final da entrevista, Max Fulni-ô deixou um questionamento: "quando os índios, primeiros habitantes do país, irão se igualar aos homens brancos, em termos de oportunidades?".

Max Fulni-ô esteve por oito anos à frente da Fundação Esportiva Guarani-Fulni-ô. Há quatro meses como vereador, ele pretende implantar na Aldeia Águas Belas, um projeto de reciclagem de lixo, um pólo esportivo e uma casa de saúde indígena.