A Prefeitura trabalha efetivamente na participação da economia da zona rural indígena de Boa Vista. O objetivo do trabalho realizado pela ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) é incentivar o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais nas comunidades indígenas.
A atividade é alcançada através da elaboração do Plano de Trabalho Anual da Secretaria e da avaliação dos resultados alcançados no ano anterior. São desenvolvidos estudos, programas e projetos com vistas ao desenvolvimento agroindustrial no município.
No ano passado, a produção total foi de 48,6 toneladas entre melancia, banana, tomate, mandioca e derivados. A expectativa para este ano é de mais de 60 toneladas. Este é um trabalho realizado por 40 produtores com o acompanhamento da ATER, que disponibiliza dois caminhões, além do auxilio de cursos de produção de tomate, melancia e de vaqueiros. Ao todo, 360 famílias foram beneficiadas em 2011.
O superintendente de Assuntos Indígenas, Adolfo Brasil, destaca que a assistência técnica garante o aumento da renda do produtor e a permanência no campo. "É a principal demanda dos produtores rurais para alavancar a produção", disse.
Conforme Brasil, a estrutura proporciona também a organização da produção com segurança alimentar – para o consumo da própria família – e produz os excedentes para agroindustrialização.
"Esses serviços só beneficiam a população, pois proporcionamos benefícios que oferecem à comunidade mais conhecimento, para que possam produzir mais, com maior qualidade e aumentar assim, a renda familiar", explicou.
Além disso, o grupo trabalha orienta os pequenos produtores sobre os cuidados que o solo requer para que se obtenha uma boa produtividade e o meio ambiente seja preservado. Na área da indústria a ATER coordena o beneficiamento, o armazenamento e a comercialização dos produtos agropecuários.
Fonte: www.bvnews.com.br
Dia 18/01/2012