Realizada pela gerência de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, aconteceu no distrito de Taunay no último dia 24 e 25 de fevereiro, uma Oficina de Formação. Divididos em duas etapas, o evento reuniu cerca de 40 mulheres das aldeias Colônia Nova, Ipegue, Bananal, Morrinho, Imbirussu, Água Branca e Lagoinha. No primeiro dia, foi realizada a oficina sobre Economia Solidária, quando foram abordados temas como princípios, bandeiras e a importância da organização local.
Na sequência, foi realizada a Oficina de Boas Práticas de Produção de Alimentos com uma oficina prática de como trabalhar com a polpa da bocaiúva e de bacuri, duas matérias primas encontradas na região com abundância. A oficina prática orientou as mulheres para a elaboração da bocaiúva cristalizada, de fácil comercialização e produção bem simplificada.
O local escolhido para os dois eventos foi a Estação Ferroviária de Taunay, que desde a retomada do Trem do Pantanal serve do local de escoamento da produção de artesanato indígena. "Agora, com essa oficina, esperamos incrementar ainda mais a Estação com a comercialização de gêneros alimentícios, em especial da bocaiúva cristalizada. Fica uma delicia e quase impossível alguém não gostar", afirmou satisfeita com o resultado das oficinas a Chefe do Setor de Fomento da Gerência de Desenvolvimento Agrário, Maria Castro.
As oficinas foram ministradas por Sebastiana Almire e Rodrigo Nantes (economia solidária) e Darly Castro Costa (parte prática) e tiveram apoio irrestrito da gestão do prefeito Fauzi Suleiman.
Fonte: agecom
Terça, 06 de Março de 2012 - 09:30 hs