A exposição "Harald Schultz - Olhar Antropológico", na Caixa Cultural São Paulo, de 10 de março até 20 de maio, apresentará 200 imagens tiradas pelo etnógrafo Harald Schultz (1909-1966), que pesquisou as culturas indígenas brasileiras durante 30 anos.
Com a curadoria das especialistas Marília Xavier Cury e Sandra Maria Christiani de La Torre Lacerda Campos, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, a mostra enfoca diversos grupos indígenas, a exemplo dos Javaé, Umutina, Kaxinauá, Krahô, Tapirapé e Waujá.
As fotos foram feitas por Schultz entre 1943 e 1965, em expedições a estados brasileiros e alguns países da América Latina, como Peru e Bolívia.
Para o antropólogo Herbert Baldus (1899-1970), Harald Schultz foi o "estudioso da vida indígena, preenchendo seus diários de viagem com descrições pormenorizadas; hábil colecionador, satisfazendo as exigências dos museus sem depauperar os produtores do material colhido; o artista tornando visíveis em foto e filme as sutilezas indizíveis das culturas alheias; e sempre e a cada hora o amigo incondicional dos índios, sofrendo por eles, com eles, e encontrando sua felicidade entre eles".
"HARALD SCHULTZ - OLHAR ANTROPOLÓGICO"
Visitação: de 10 de Março a 20 de Maio de 2012
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo/SP
Entrada: franca
Fonte: terramagazine.terra.com.br
Quinta, 8 de março de 2012, 08h15