O IV Evento Semana Indígena Intercultural Aconteceu de 16 a 19 de abril com Apresentações tradicionais como Dança Terena masculina e feminina, entre outras atividades
A programação aconteceu na aldeia dos índios Terena já na sua 4º edição a Semana Indígena Intercultura l reuniu três trigos tais como Terena, Kaipó e os Panarás com uma programação variada durante dois dias uma verdadeira diversificação cultural aconteceu com a presença da Escolas Antonio Ometto e a Escola Senador Jonas Pinheiro da linha 3 da gleba São José União.
O IV Evento Semana Indígena Intercultural Aconteceu de 16 a 19 de abril com Apresentações tradicionais como Dança Terena masculina e feminina, professores alunos e tribos participaram das mais diversas atividades preparadas pelos irmãos indígenas, competições como Torneio de Arco e Flechas, Cabo de Força, Malha, Vôlei Misto, Atletismo, Natação e também o campeonato de Futebol.
Zelinda assessoria pedagógica acompanhou o projeto disse da importância da interação entre escola urbana com a escola indígena pois é um aprendizado que cada um vai levar na bagagem, Florentina de Lara da SEDUC coordenadora do projeto educação escolar indígena afirmou que este evento é mais um ponto forte do fortalecimento da cultura escola indígena. Tatiana Silva Sales da escola Antonio Ometto disse que este projeto de interação da escola indígena vai ter continuidade na feira do conhecimento da escola em outubro deste ano.
Já no ultimo dia de jogos e atividades as tribos e alunos das escolas diretores, professores e demais autoridades como o prefeito Fernando Zafonato, poder legislativo através dos vereadores Levi Donizete, Demétrio Antonio Shichoski, Valdemar Frigeri (Capitão), uma equipe da Seduc e também a assessora pedagógica Zelinda de Fátima Fassina formaram o dispositivo de autoridades para o encerramento da programação.
O prefeito Fernando Zafonato disse que é importante esta confraternização e a valorização desta cultura e que a administração municipal não mede esforços para apoiar e dar suporte e manutenção nas estradas das aldeias para o acesso às escolas.
Cirênio Coordenador da aldeia Terena falou que este evento mostra a comunidade que a cultura esta viva e o povo indígena após tantos séculos ainda está presente na região.
Após belas apresentações o que se pode ver foi a busca pela preservação da cultura indígena, esta que vem sendo passada de geração a geração.
Fonte: http://www.expressomt.com.br
Mato Grosso, 25 de abril de 2012 - 06h12