Página Inicial > Divulgação > Notícias > Museu do Índio se despede do servidor aposentado Vitor Aurape Peruare

Museu do Índio se despede do servidor aposentado Vitor Aurape Peruare

Em texto coletivo, servidores do Centro Cultural Ikuiapá prestam homenagem à memória do servidor

Faleceu no último dia 1° de junho em Cuiabá (MT), aos 70 anos, o servidor aposentado Vitor Aurape Peruare. Liderança do povo Bakairi, dedicou mais de 30 anos de sua vida à Funai, tendo atuado nos anos que antecederam à sua aposentadoria no Centro Cultural Ikuiapá (CCI), unidade descentralizada do Museu do Índio.

Em homenagem à sua memória, os servidores do CCI escreveram um pequeno texto registrando a sua enorme contribuição ao esforço de transmissão dos conhecimentos tradicionais do povo Baikari às novas gerações e ao trabalho de proteção e promoção do patrimônio cultural dos povos indígenas realizado pela Funai.

“Vitor (ou Vitão para os colegas) fez parte de nosso grupo por muitos anos, sempre com alegria e solidariedade aos colegas.

Dentre suas diversas contribuições: ajudou na organização de alguns de nossos eventos, contações de estórias, apresentações, palestras e colóquios. Efetuou ainda estudos e trabalhos junto aos Kura-Bakairi, ocasiões em que promoveu a cultura indígena e auxiliou a comunidade na festa das máscaras, inclusive edificando a casa das máscaras.

Vitor foi o responsável pela Biblioteca dos Povos Indígenas no Centro Cultural Ikuiapá entre os anos de 2013 e 2019. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Mestre em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas pela Universidade de Brasília (UnB), debateu sobre Literatura e Educação indígena, atuando ativamente nos trabalhos do CCI.

Desde a sua aposentadoria, Vitor, sempre que podia, visitava os colegas e amigos no CCI, mesmo residindo em município distante.

Nosso coração se enche de tristeza por sua partida e, ao mesmo tempo, se consola na alegria de termos partilhado com ele tantos bons momentos e de termos aprendido com seu modo ímpar de ser”.

O Diretor e toda a equipe de servidores do Museu do Índio lamentam a perda do servidor.