Representantes Paresi/Haliti estiveram no Museu do Índio/RJ, entre os dia 10 e 14 de setembro, para editar um filme curta-metragem de 15 minutos, que revela depoimentos, cânticos e rezas guardados por mestres de saberes em diferentes aldeias da Terra Indígena Rio Formoso (MT).
Na ocasião, os pesquisadores indígenas Joscelio Onizokaece e João Quirino Eazokemae, sob a coordenação de Bruno Oliveira Aroni, Indigenista Especializado/FUNAI, também participaram da diagramação de um livreto, contendo fotografias e textos e documentando o universo dos cânticos Haliti com transcrição e tradução dos repertórios musicais para o português.
As atividades aconteceram no âmbito do projeto Zerati – documentação musical Paresi-Haliti, iniciado em abril de 2017, que pretende consolidar e divulgar os resultados alcançados durante um ano de trabalho de campo nas aldeias Paresi-Haliti. A ação já produziu um acervo qualificado contendo aproximadamente 10 horas de gravações, transcritas para a língua indígena e traduzidas para o português, a ser depositado nas Reservas Técnicas do Museu do Índio.
CS - Setembro/2018